O MANIFESTO DO MOVIMENTO DO POLVO
 

 

​DEFINIÇÕES
 

Pensar de forma não linear é pensar ao longo de linhas não convencionais, atípicas ou de forma não sequencial. No pensamento não linear, as pessoas fazem conexões entre conceitos aparentemente não relacionados. Pensadores não lineares tiram conclusões e desenvolvem ideias, soluções e inovações a partir da experiência adquirida em diversas áreas. E eles são mais propensos a inovar de maneiras surpreendentes e de mudança de mundo.


Multipotência é um termo psicológico e educacional usado para descrever pessoas que exibem aptidões em múltiplas disciplinas. Multipotenciais são geralmente indivíduos brilhantes e orientados que têm um conjunto de habilidades diversificada (em oposição a interesses simplesmente diversos), e uma capacidade aumentada de aprender. Eles têm uma maneira única de ver o mundo e são conhecidos por possuir forte curiosidade intelectual e criativa, bem como um QI acima da média.


A neurodiversidade se aplica a uma comunidade de pessoas cujos membros são neurodivergentes. As condições de TDAH, Autismo, Dispraxia e Dislexia compõem a "Neurodiversidade". As diferenças neurais são reconhecidas e apreciadas como categoria social em comparação com a etnia, orientação sexual, sexo ou status de incapacidade. Nem todas as pessoas neurodiversas são pensadores não lineares, nem mulitipotenciais.

 

O QUE É

O Movimento do polvo é uma coalizão global de pensadores não lineares e multipotenciais unidos pelo desejo de criar mudanças positivas no mundo.

 

POR QUE ELE EXISTE

Estamos aqui para impulsionar a aceitação e a consciência das incríveis habilidades dos pensadores atípicos e incorporar nossa experiência diversificada, experiência e habilidades polimaticas dentro de instituições prontas e dispostas a enfrentar os desafios mais complicados de hoje e do amanhã.

 

EM QUE ACREDITAMOS

O mundo é muito especializado. Vivemos em uma sociedade dominada por especialistas que tendem a querer colocar todos em uma caixa. Mas muitos pensadores não lineares não podem ou não querem ser definidos por um único rótulo em uma única caixa.

 

Rótulos e caixas nos impedem de alcançar nosso verdadeiro potencial. Especialistas são valiosos e importantes, mas quando o pensamento excessivamente especializado nos divide, oportunidades são perdidas e o mundo sofre. Juntos somos mais fortes.


Pensadores não lineares funcionam de forma diferente e elegante. Somos exclusivamente interessados e capazes de focar e adquirir expertise em muitas áreas. Somos multi-especialistas que às vezes desafiam as normas de um mundo que funciona de forma rotineira.


É hora de especialistas reconhecerem nosso valor. Cada habilidade que adquirimos é uma moeda de troca. Pensadores não lineares merecem ser levados a sério por empregadores, departamentos de RH e, claro, especialistas.

Temos o poder coletivo de mudar o mundo. Pensadores não lineares são um recurso incrível, mas subutilizado e muitas vezes mal compreendido. Precisamos e merecemos uma presença maior em organizações, empresas e governos que defendam mudanças positivas.

 

SOMOS ÓTIMOS EM


Síntese de Ideias. Somos ótimos em combinar dois ou mais campos e criar algo novo. Nossa apreciação natural pela novidade e variedade nos leva a ter uma ampla gama de interesses que podemos usar para inspiração.

 

Aprendizado Rápido. Não temos medo de experimentar coisas novas e nos confortar fora da nossa zona de conforto. Trazemos tudo o que aprendemos para tudo o que fazemos e nossas habilidades são transferíveis através de disciplinas, então nunca estamos começando do zero.

 

Adaptabilidade. Nós nos baseamos em vasta experiência para nos transformarmos em tudo o que precisamos dependendo da situação. Traduzir entre modos de pensamento é segunda natureza. A Fast Company chama isso de a habilidade mais importante do século 21.

 

Busca de Solução. Instintivamente tentamos resolver problemas. Sempre. Conectar pontos em todas as direções em busca de novas ou melhores maneiras de fazer as coisas é a forma como operamos. Inovação e ideias são nossa paixão.

 

Colaboração. Nós nos interessamos e vamos `a fundo, entusiasticamente. Geramos muitas ideias sem exageros. E instintivamente temos empatia com um amplo conjunto de pessoas e culturas nos tornando líderes excepcionais.

 

POR QUE ISSO IMPORTA

 

O mundo precisa de pensadores não lineares agora mais do que nunca.

 

Olhe para o estado das coisas hoje e você verá uma epidemia de desinformação, doença, pandemia, democracias oscilando, custos de saúde e educação aumentando, uma lacuna crescente entre o 1% e todos os outros, a influência da IA, e talvez o mais importante de tudo, um planeta em perigo.

 

Os desafios que os humanos enfrentam atualmente na Terra são os mais extremos e importantes da história. A mudança é constante e acelerada. Para ter sucesso e sobreviver, novas perspectivas e formas criativas de trabalho são vitais.

 

Mas pensadores não lineares são apenas parte da solução. Para criar o futuro mais brilhante que todos desejamos, devemos combinar forças com especialistas para formar super equipes de inovadores e solucionadores de problemas.

 

As soluções não estão em Marte. Eles estão aqui na Terra, nadando em um grande mar de especialistas e as mentes coletivas do Movimento do Polvo.

 

POR QUE UM POLVO?

 

O polvo é nosso incrível mascote por muitos motivos:
 

  • Eles têm nove cérebros, dando-lhes alta inteligência e habilidades únicas de resolução de problemas.

  • Eles têm oito braços, cada um capaz de se mover independentemente, o que os torna capazes de testar, aprender e fazer várias coisas ao mesmo tempo.

  • Eles têm três corações bombeando sangue azul que os ajuda a prosperar em águas desconfortáveis.

  • Eles usam camuflagem para se adaptar rapidamente para se encaixar em qualquer situação.

  • E eles têm seu próprio DNA único, muitas vezes descrito como um alienígena que ressoa com aqueles de nós que podem sentir que não nos encaixamos.

 

CONVITE À AÇÃO


Se você se identificar como um pensador não linear e/ou um multipotencialista, junte-se ao movimento.

Se você reconhece o valor que pensadores não lineares e multipotenciais oferecem, apoie o movimento.

Enfrent um territorio desconhecido e entre em contato conosco para enfrentar seus maiores desafios.

E não importa quem você seja, ouça nosso podcast, faça a pré-encomenda do nosso livro ou registre-se para ser o primeiro a assistir ao nosso documentário.

 

Junte-se ao nosso grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/theoctopusmovement